A programática trouxe uma revolução na forma como anúncios são comercializados e distribuídos. Por meio da compra de mídia automatizada orientada por análise de dados, a entrega da mensagem deixa de ser apenas um painel de alcance e frequência e passa a carregar a assertividade de profundas análises sobre o público-alvo. Esse conceito popularizado com a mídia digital vem alcançando novos patamares e demonstrando que a sofisticação na compra de mídias pode chegar ainda mais longe.
Meios de comunicação tradicionais, como a TV e Rádio, não ficam de fora dessa onda de tecnologia e inteligência aplicada. A TV programática já é uma realidade! Poucos ajustes são necessários para tornar parte da programação dessas mídias disponíveis em compra programática. Utilizando de análises avançadas, temos acesso ao direcionamento de anúncios para segmentos específicos cada vez mais seletos. Esse sistema de distribuição de mídia possui precisão na triagem dos consumidores em potencial que serão atingidos a partir do escopo da campanha em questão, gerando assim um maior retorno aos investimentos do anunciante.
A TV programática é capaz de preencher uma lacuna significativa entre o meio digital e o tradicional, porém desafios também acompanham esse crescimento. Entre eles, a necessidade de um inventário variável e vasto para que a seleção de anúncios seja feita com maior êxito, assim possibilitando uma maior segmentação e potencializando a precisão do público-alvo. Outro ponto que se destaca como desafio é a preocupação que existe em torno da segurança e transparência da marca, para que um anúncio não seja ressignificado de acordo com o contexto televisivo que for inserido.
Mesmo com processo de adaptação dos canais e anunciantes, a programática aplicada à TV linear já esbanja benefícios expressivos! A partir da análise profunda de grades televisivas, associadas a fatores decisivos da programação e inúmeros outros aspectos que afetam diretamente a forma como o anúncio se comunica com o público, a programática aplica a realidade dos meios de comunicação tradicionais algumas das cobiçadas métricas de mensuração de retorno por investimento. Uma operação que agrega valor ao anúncio, que por sua vez está harmonizado a emissora que tem seu público reconhecido e direcionado.
A programática é uma realidade que veio para ficar, e com ela diversas mudanças na divulgação de mídia que já conhecemos! Não irá demorar até que o processo de publicidade televisiva seja uma integração entre a análise de dados, softwares, anunciantes, veículos e agências para transformar a entrega da comunicação em uma experiência única para todos os envolvidos. Otimizando resultados, reconhecimento e conexões!