Na última semana recebemos a notícia de que a maior emissora do país está transformando sua configuração de negócios. Esse momento vai consolidar todas as áreas comerciais da Globo em uma estrutura integrada. Visando assim, a criação de novos campos com a proposta de criar soluções para anunciantes abrangendo todas as marcas e plataformas da emissora. Estamos falando de um conceito relativamente novo, porém que vem provocando mudanças significativas nos mercados ao redor do mundo. O omnichannel surgiu a partir da intenção de unificar canais. Assim como tradicionais e online, integrando processos comuns de forma harmoniosa visando sempre a experiência do usuário.
Uma comunicação integrada garante sempre que alguém entre em contato com sua marca, independente de onde e como, essa pessoa terá pleno acesso e entendimento da empresa. Assim como lojas físicas, site, redes sociais, SAC e entre outras plataformas disponíveis. Essa múltipla conexão faz com que o contato da marca tenha consistência em passar uma mensagem, seja sobre produtos ou serviços.
Um exemplo prático desse sistema é utilizado pelas lojas oficiais da Apple, que criam uma sinergia entre os diferentes canais de comunicação utilizados pela marca. Quando um cliente se aproxima de um estande, um Ipad conectado à internet mostra os produtos e suas especificações no site da empresa. Se ele quiser adquirir o produto, ele pode concluir a compra pelo próprio dispositivo ou solicitar um atendente para auxiliá-lo. Além de poder especificar detalhes sobre a retirada do produto. É mais do que oferecer produtos em diferentes canais, eles precisam estar conectados entre si e garantir uma experiência de consumo completa.
Veículos
Quando falamos de veículos de comunicação parece que estamos falando de uma realidade distante dos conceitos aprimorados pelo varejo. Porém, quando pensamos na conectividade do anunciante como consumidor, vemos que esse processo é indispensável. Emissoras multiplataformas, que possuem canais televisivos, rádio, impresso, online entre outros meios, encontram no digital a oportunidade de integrar todas as suas formas de veiculação de anúncios nas plataformas contempladas. Dessa forma, facilitam tanto o processo de comunicação integrada das marcas anunciantes, quanto seu sistema de identificação de oportunidades para essas empresas.
A implementação do omnichannel conta com diversos fatores. O alinhamento e padronização da comunicação é essencial, para que independente do acesso, ela sempre passe a mesma mensagem. Portanto, diminuir a barreira entre o mundo físico e o digital, atendimento personalizado, estratégias centradas no clientes, utilização de dados, adoção de automatizações e ações integradas em múltiplas plataformas também fazem parte desse processo. Por mais que a inclusão do omnichannel pareça desafiadora, empresas devem encarar essa mudança como uma passo importante para a manutenção de um mercado que não para de evoluir. Afinal, essa interação integrada possibilita uma visão completa da jornada do consumidor, abrangendo seus dados e canais de utilização, otimizando processos e melhorando o relacionamento da sua marca.