O que é Brand Lift?

Brand Lift é uma estratégia de marketing que mensura através de questionários, métricas importantes para uma campanha publicitária. Pode ainda ser entendido como um aumento de interação do público com a marca.
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Brand Lift é uma estratégia de marketing que mensura através de questionários, métricas importantes para uma campanha publicitária. Pode ainda ser entendido como um aumento de interação do público com a marca.

Sendo uma ferramenta valiosa para obter resultados de uma campanha, os dados são importantes para saber como a marca está sendo vista no mercado e como direcionar possíveis melhorias.

Nesse post, vamos explicar em detalhes o que é Brand Lift e como a ele é importante para uma campanha publicitária.

 

O que é Brand Lift?

Brand Lift pode ser entendido como uma ferramenta valiosa para obter dados para uma construção intuitiva de campanha publicitária com mais estratégia, e também, obtendo insights importantes.

Com base nessa pesquisa realizada, a empresa toma a ciência de qual será seu possível retorno de investimento (ROI), e como sua marca está impactando no mercado.

E também, se a campanha não estiver atingindo o esperado, é possível mudar a rota de estratégia, em busca do melhor resultado.

 

Como funciona?

O Brand Lift é realizado através de pesquisas estratégicas. O primeiro passo é dividir em dois grupos: o público que já teve contato com a campanha publicitária da marca, e aqueles que ainda não tiveram. Após os dois grupos responderem, suas respostas serão comparadas para obter o lift da marca.

Para a pesquisa ter um bom engajamento, é preciso que o questionário seja interessante e objetivo para a interação, se for algo extenso sem informações lúdicas, o telespectador tende a não gastar seu tempo em responder. E além disso, é importante que a marca tenha o cuidado em criar uma identidade visual e como direcionar para seu target a campanha.

 

Exemplo de Brand Lift:

O Brand Lift depende de uma estratégia bem estruturada, e para isso, divide-se o público em dois grupos, o primeiro que teve acesso a campanha públicitária da marca e o segundo é aqueles que não tiveram. O mesmo formulário é enviado para os dois grupos. Os resultados obtidos serão o lift da campanha.

O questionário pode conter as seguintes perguntas:

  • Você se lembra de ter visto algum anúncio da [MARCA] nas últimas duas semanas? Se sim, onde foi que você viu?
  • Quando você pensa na marca [NOME DA MARCA], qual é a primeira coisa que vem à sua mente?
  • Você compraria um produto da marca [NOME DA MARCA] na próxima vez que precisar de um software de gestão? [utilize o produto ou o serviço que a sua empresa oferece].
  • De 0 a 10, o quão tentado você ficou a comprar o nosso produto?
  • De 0 a 10, quais as chances de você indicar o nosso produto para um amigo?

 

Métricas de avaliação:

Recall: analisa se o cliente reconhece a marca e como está impactado pela mesma.

Awareness: analisa a familiaridade que o público tem com a marca;

Atitude perante a marca: analisa a avaliação que o público tem com a marca;

Intenção de compra: analisa se o público tem interesse de adquirir o produto da marca;

Favorabilidade: analisa o quão favorável é a marca para o público;

Reconhecimento da marca: analisa de que forma a marca está sendo reconhecida.

 

Dicas:

1- Questionário:

As perguntas precisam ser consisas e práticas, para obter respostas como sim ou não, ou que seja possível dar notas. Para que seja uma pesquisa rápida, o telespectador tende a responder pesquisas que não tomem tanto do seu tempo e sejam objetivas. Alinhado também, a ter uma pesquisa interessante, e mais lúdica aos olhos do público.

2- Alinhar objetivos:

Trace um plano consiso de qual será o resultado que almeja chegar. Talvez Recall? Para isso é importante que sua marca tenha uma identidade visual estabelecida e tanto sua campanha quanto a pesquisa tem de estar alinhado ao seu objetivo para que isso funcione.

3- Plano de mídia:

É no plano de mídia que se define onde sua campanha publicitária será veiculada. E é um passo importante, e que precisa ser compreendido para um resultado satisfatório. Entender como o veículo se comporta e como atingir seu target.

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