O impacto da TV Conectada em outros canais de anúncios

CAPA NEWZ TV 3.0 (4)
A REVOLUÇÃO DA PUBLICIDADE NA ERA DA TV CONECTADA: UMA VISÃO 360º

A ascensão da TV Conectada (CTV) está reformulando o panorama da publicidade, equilibrando o alcance e reputação da televisão com a precisão digital. Este artigo explora como a CTV está se tornando um canal de desempenho essencial para os anunciantes, destacando seu impacto substancial nos resultados de marketing.

 

O IMPACTO E A ACESSIBILIDADE DA TV CONECTADA

Estudos apontam que a TV Conectada proporciona, além de resultados diretos, a amplificação do desempenho em outros canais de Marketing. Com o apoio da TV Conectada, o lançamento digital de um produto pode alcançar ainda mais visibilidade, sendo levado ao lar de famílias no Brasil todo. E isso pode ser visto também com a facilidade de integração com outras estratégias. Afinal, a CTV permite que anunciantes alavanquem suas estratégias atuais sem a necessidade de recursos adicionais.

Além disso, a adaptabilidade da CTV a diferentes formatos e plataformas digitais torna-a uma ferramenta versátil para alcançar audiências variadas. Isso potencializa sua eficácia ao oferecer uma experiência de usuário mais rica e interativa, consolidando a tecnologia como uma escolha estratégica para aprimorar a visibilidade e o engajamento da marca.

Por este motivo, a TV Conectada tem um “efeito halo” (viés cognitivo que ocorre quando uma pessoa julga algo ou alguém a partir de uma única característica, influenciando a percepção de outras características ou habilidades.), que beneficia todos os aspectos de uma estratégia plural de marketing. Por ser um canal altamente engajador, a CTV atrai atenção significativa e melhora a qualidade das visitas ao site, o que resulta em uma interação mais profunda e prolongada dos usuários. Um estudo americano mostra que 49% dos anunciantes relataram um aumento no engajamento da marca (incluindo visitas ao site) devido à publicidade CTV.

 

MAIOR ENGAJAMENTO E RETENÇÃO DE TELESPECTADORES

Segundo o Estudo TV Conectada Brasil 2023, proferido pela IAB Brasil e Offerwise, 3 entre cada 5 internautas que viram anúncios na TVC realizaram a compra do produto ou serviço posteriormente. Ainda o mesmo estudo aponta que, 69% dos entrevistados viram recentemente algum anúncio na CTV e a maioria 69% não se incomoda, muito pelo contrário, acreditam que a personalização das propagandas (ou seja, receber anúncios realmente relevantes), é positiva para a experiência de assistir TV.

E Esses comportamentos destacam-se como a CTV facilita uma narrativa de marca mais rica, captando eficazmente a atenção do usuário e tornando a publicidade mais atraente e eficaz. A retenção é amplificada pelo interesse gerado e pela atração ao conteúdo apresentado.

  

ESTRATÉGIAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CTV

Para incorporar efetivamente a CTV em estratégias de marketing existentes, sugere-se focar em parcerias estratégicas e aproveitar as tecnologias que facilitam a integração e a medição de resultados. A escolha de uma plataforma de TV Conectada que esteja alinhada com os objetivos de marketing é essencial para maximizar o ROI (Retorno sobre Investimento). Por exemplo, ao criar um anúncio segmentado por geolocalização, você estará tendo um público específico, refinado e com mais poder de conversão do que aparecer para qualquer pessoa, em qualquer formato. E isso pode acontecer de diversas maneiras, como numa campanha que resulta em um aumento significativo de vendas online ou percepção da sua marca, demonstrando que o investimento em publicidade direcionada e interativa gerou valor.

 

SELEÇÃO DE PLATAFORMA E DADOS: UM MOMENTO ESSENCIAL

A seleção da plataforma de CTV correta é muito importante pois define a forma como você irá aparecer para seu público.

Alcance e perfil de audiência. Quando falamos de público-alvo, na prática, estamos falando sobre pessoas. Não tem nada mais importante do que saber quem é o seu público e onde ele está. Entenda se a plataforma de CTV possui o alcance necessário em todos os formatos que você precisa. Muitas plataformas oferecem alcance importante somente para alguns formatos, com muitas limitações. Conheça o perfil da audiência e quanto tempo cada usuário gasta dentro dela. As melhores plataformas de CTV conseguem combinar amplo alcance com elevado tempo de consumo.

Formatos inovadores. Busque o formato certo para o time de conversa que deseja prospectar. Formatos estáticos podem reforçar atributos visuais ou mensagens objetivas de uma marca ou oferta. Formatos interativos podem impulsionar engajamento e elevar as taxas de clique como resposta da audiência. Uma boa forma de começar é conhecer os cases e criativos que melhor performam em cada setor de atividade. Conheça os formatos de CTV. 

Segmentação e uso eficiente dos dados. As plataformas devem permitir a segmentação usando dados da própria plataforma (1st-party data) ou conectado aos dados do anunciante (2nd party ou 3rd party data).

Mensuração e performance. Oferecer medição em tempo real das campanhas é um requisito básico para qualquer estratégia de marketing que busque otimizar resultados. As plataformas de CTV devem, no mínimo, entregar métricas básicas de alcance, impacto (impressões) e o engajamento gerado (CTR na CTV). Soluções completas possibilitam a realização de testes A/B (ou A/Z), mensuração com tags/pixel e operam nativamente com ferramentas para atribuição de performance, brand lift nativo, tags de captação de leads. Do topo ao fundo do funil, meça tudo que importa.

Segurança e privacidade. Na atual era dos dados, é importante que a plataforma de CTV (Connected TV) opere de acordo com as regulamentações de privacidade, sendo fundamental para garantir a proteção dos dados dos usuários, a confiança do consumidor e o cumprimento legal. 

Seguir essas regulamentações não apenas evita penalidades legais, mas também fortalece a relação com os usuários, que estão cada vez mais preocupados com a forma como seus dados são usados. Isso ajuda a construir uma imagem de marca confiável e ética, além de reduzir riscos de vazamentos e uso indevido de informações. 

Brand safety.  Como uma de suas características de entrega, é essencial que a plataforma garanta que os anúncios das marcas sejam exibidos em ambientes seguros, respeitáveis e compatíveis com seus valores. O conceito de Brand Safety envolve proteger a imagem e a reputação das marcas ao garantir que seus conteúdos publicitários não apareçam associados a conteúdos inadequados, controversos ou ofensivos.

 

OS HORIZONTES PROMISSORES

A TV Conectada está definindo o futuro da publicidade televisiva, oferecendo aos anunciantes uma oportunidade de envolver os consumidores de maneira mais significativa e mensurável.

Com a sua capacidade de integrar-se perfeitamente ao mix de marketing existente e reforçar o desempenho dos outros canais, a CTV promete transformar a forma como as marcas interagem com seus públicos.

Por isso, as empresas que adotarem essa tecnologia inovadora estarão bem-posicionadas para liderar na nova era da publicidade digital.

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