A cada dia que passa a publicidade se reinventa para acompanhar às necessidades do mercado. A inovação deixa de ser um desafio apenas do processo criativo, sendo cada vez mais importante no desenvolvimento das estratégias que farão parte do resultado, como as formas de anúncio. Na busca de se conectar com seu público, as novas plataformas e formatos publicitários vem ganhando espaço fundamental no processo de desenvolvimento de campanhas. Afinal, uma conexão limitada está fadada à irrelevância em uma sociedade hiper conectada. Conheça algumas das formas de anúncio emergentes que você precisa ficar de olho!
Shoppable Ads
Todos nós já sabemos que o processo de compra está cada mais simples para o usuário conectado. A burocracia está caindo em desuso e as facilidades se tornam excepcionais para quem está se conectando com uma marca. O Shoppable Ads ou anúncios “compráveis”, chegou para quebrar mais uma barreira nessa comunicação. Recentemente difundida por plataformas digitais como Google, Facebook e Amazon, essa tecnologia nos possibilita encarar a jornada do consumidor com outros olhos. Estreitando as conexões dessa jornada com simplicidade e eficiência. Na televisão essa tecnologia se tornou ainda mais impactante ao encurtar a jornada de compra, o Shoppable TV Ads conduz sua audiência em uma jornada multiconectada. A partir de uma captura de QR Code, o anúncio entrega nas mãos do consumidor as ferramentas necessárias para que ele conheça, experimente e compre diretamente pelo anúncio.
Native Ads
O Native Ads ou publicidade nativa, é um formato anúncio de que atrela o conteúdo feito por marcas à contextos relevantes. Essa estratégia visa veicular o material de forma que ele não seja invasivo para o usuário. Para entender a importância desse formato, basta lembrar quantas vezes você se sentiu incomodado por ser exposto a anúncios irrelevantes ao acessar algum conteúdo.
O Native Ads não apenas veicula anúncios em ambientes seguros como apresenta os mesmos de forma sugestiva, atrelando o conteúdo da sua marca às notícias do site em questão. Esse é um formato que foge do padrão de publicidade online que vemos toda a hora nas redes sociais. Vinculado à portais, sites e blogs de relevância, seu material é sugerido como conteúdo destacado ou recomendado em páginas relacionadas ao seu conteúdo. Sem criar contrastes com o ambiente que está inserido, seu anúncio se torna atraente sem ser intrusivo, como um nativo.
OTT Ads
Não é novidade que as plataformas de streaming vem ganhando cada vez mais popularidade. Da mesma forma que o streaming vem revolucionando a televisão, a publicidade OTT é um ponto de partida para os comerciais em televisões, que estão cada vez mais conectadas. O termo over-the-top especifica o serviço de transmissão de conteúdo digital para uma televisão ou dispositivo similar. Como por exemplo, aplicativos da SmartTV, consoles de jogos, leitores blu-ray, HDMI stick como o Chromecast ou um streaming boxes como a Apple TV.
O OTT Ads é muito semelhante aos anúncios televisivos, porém é fornecido por plataformas OTT para transmissão de conteúdos digitais. Oferecendo alguns dos benefícios presentes no online como a publicidade endereçável, segmentação, inserção dinâmica e análises avançadas, aplicadas no conforto da “tela maior”. Embora relativamente limitada, a publicidade OTT já se demonstra como uma das formas de anúncio que continuarão a desenvolver pelos próximos anos, tendo tudo para se tornar uma oportunidade lucrativa para anunciantes.
Contextual Ads
Diariamente, somos impactos por milhares de imagens, seja olhando pela janela de nossas casas, assistindo televisão ou acessando a internet. Tantos estímulos acabam fazendo com que muitas mensagens percam seus reais significados, de acordo com os aspectos de sua exibição. A publicidade contextual procura usar todas essas especificações de veiculação a favor do seu anúncio. Conteúdo, geolocalização, horário, público-alvo, clima e o que mais puder ser dimensionado no processo de segmentação. O Contextual Ads se refere a estratégia de buscar ambientes qualificados que não apenas não distorcem o sentido da sua mensagem, porém estimulam sua compreensão. Com a assertividade um conteúdo coerente com seu negócio, visto no momento apropriado e pelas pessoas certas. A nova LGPD vai revolucionar a segmentação por dados que se popularizou nos últimos anos e o fim dos cookies digitais é um fator influente da crescente relevância da publicidade contextual.
Observando algumas mudanças que já vem acontecendo no mercado e como as mesmas se decorrem aqui e em outros países, sabemos que vale a pena se manter informado nesses tópicos. Novas tecnologias virão e com isso novas formas importantes para o mercado de mídia. Mantenha-se conectado com a Zedia e fique por dentro dos assuntos que fazem a diferença no setor.