A publicidade na TV Conectada, também conhecida como CTV, está rapidamente se tornando uma ferramenta essencial na estrutura de marketing de qualquer varejista. Com estudos que apontam que a TV está conectada à internet em mais da metade de lares brasileiros e já é o device mais usado para acessar conteúdos online dentro das residências, a propaganda dentro da CTV se tornou uma poderosa ferramenta para que grandes empresas se conectem de forma mais profunda com os espectadores.
Por este motivo, hoje apresentamos 5 tendências que todo varejista deve conhecer sobre a publicidade CTV. Boa leitura!
01 – Segmentação e personalização da Publicidade
Uma das grandes vantagens da publicidade dentro do universo da TV Conectada é a capacidade de personalizar o conteúdo de acordo com as características de cada espectador. Através de dados coletados durante a navegação na internet, é possível criar anúncios altamente relevantes e direcionados, aumentando as chances de conversão. Essa segmentação pode ocorrer através de:
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Segmentação geográfica: podemos segmentar através de fatores como país, estado, cidade, bairro ou até mesmo o clima da região.
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Segmentação comportamental: Quais os Interesses e hábitos de consumo dos clientes que você quer atingir? Com esta segmentação, você pode aparecer para que realmente você deseja.
Num exemplo prático, ao assistir a um jogo de futebol, um espectador que pesquisou por um novo celular pode ver um anúncio personalizado de um smartphone com uma câmera ideal para capturar momentos esportivos.
02 – Mensuração Precisa e em Tempo Real
Outra tendência da publicidade CTV é que oportuniza ferramentas de mensuração precisas e em tempo real, permitindo que os varejistas acompanhem o desempenho de suas campanhas e façam ajustes estratégicos se for necessário.
Assim, é possível medir, por exemplo, quantas vezes o anúncio foi exibido (impressões); quantas pessoas clicaram na publicidade; quantas vendas foram realizadas, quanto tempo o espectador ficou assistindo o anúncio e atribuição de resultado de outros canais de marketing, essas são apenas algumas das métricas possíveis. Veja algumas das vantagens da mensuração de dados na TV.
03 – Integração com outros canais de Marketing
A Publicidade na TV Conectada não deve ser visto ou trabalhado de forma isolada. Afinal, para obter resultados satisfatórios, é fundamental que haja uma integração com outros canais de marketing, como por exemplo, que um anúncio encaminhe o espectador para a rede social de sua empresa, amplificando o engajamento de uma campanha.
Uma forma de explorar é através do retargeting, onde telespectadores que já interagiram com a sua marca podem ser reimpactados em outros canais de marketing. Essa técnica ajuda a aumentar as chances de conversão, mantendo a marca presente na jornada de compra do consumidor.
04 – Maior taxa de Conversão
A publicidade na CTV destaca-se significativamente no panorama digital atual, oferecendo taxas de conversão superiores às da mídia social paga. Além disso, é capaz de gerar um tráfego de site de maior qualidade comparado ao proveniente de busca paga e mídia social. A experiência imersiva, sem distrações e com alta qualidade de imagem, aumenta o engajamento e as chances de conversão, tornando esse formato de publicidade cada vez mais eficaz.
Outra forma de ampliar as taxas de conversão, são através das possibilidades de interação, que ampliam em 9x a intenção de compra quando o telespectador pode interagir.
05 – Confiança e Credibilidade de um meio tradicional de comunicação
A percepção de confiabilidade da publicidade na TV pode ser maior para alguns consumidores, principalmente porque a televisão é um meio tradicional e estabelecido. Com isso, muitas pessoas associam o custo e a presença de uma marca na TV como um indicativo de legitimidade e seriedade. Além é claro de estarmos falando da maior tela da casa das pessoas.
Conclusões finais
A publicidade em CTV oferece um arsenal de ferramentas para impulsionar o crescimento do seu negócio. Ao implementar essas estratégias, você estará mais próximo de alcançar resultados tangíveis e construir uma marca forte e duradoura no mercado. Não espere mais: a hora de agir é agora.